Terapia Ortomolecular

A terapia Ortomolecular é um procedimento  que visa equilibrar todas as funções do organismo, fazendo a reposição adequada dos mais diversos elementos e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do metabolismo celular. Com isto, regenera, revitaliza e fortalece todo o organismo, melhorando suas defesas, prevenindo doenças e aumentando a longevidade e a qualidade de vida.

Na terapia ortomolecular é feito um detalhado estudo das condições do paciente, quais são suas necessidades, se existem disfunções ou deficiências das funções hormonais, predisposições às doenças familiares, alterações de saúde já existentes, hábitos nocivos e tóxicos a que se encontra submetido, e só então, é instituída toda uma estratégia terapêutica que visa torna-lo mais saudável, mais produtivo e mais resistente às doenças no decorrer de sua vida.

Na terapia ortomolecular, queixas, sintomas e sinais sempre são valorizados, pois podem ser os primeiros indicativos de desequilíbrios que, se não tratados, podem evoluir para a maioria das doenças.

Sabemos que com certeza antes de adoecer o nosso organismo sempre procura nos alertar. Uma vez que prevenir doenças, restabelecer e cuidar da saúde é o alvo principal da terapia ortomolecular, o ajuste e manutenção do peso é parte importante de todo este projeto.

Hoje o excesso de peso está associado a uma série de doenças, principalmente o diabetes, a hipertensão, os problemas cardíacos e circulatórios, as altas taxas de gorduras no sangue, acidente vascular cerebral e até, comprovadamente, vários tipos de câncer.

Inúmeras doenças que levam ao óbito ou limitam a qualidade de vida poderiam ser evitadas com orientação alimentar adequada, um mínimo de atividade física regular e uma suplementação que melhore o metabolismo celular.

Não há milagres para emagrecimento e não há saúde em quem come mal e de forma errada. A terapia ortomolecular está voltado para hábitos saudáveis e alimentação organizada e adequada, que além de equilibrar o funcionamento metabólico do organismo procura também promover uma perda de peso gradativa e segura, evitando o efeito sanfona.

Quando se trata saúde, os cuidados devem ser permanentes.  Atualmente, o uso do terapia ortomolecular associado a uma alimentação equilibrada e atividade física regular, tem feito verdadeiros milagres em termos de saúde. Desde a perda e manutenção de peso, baixar os níveis de gorduras do sangue (colesterol, triglicérides…), acido úrico, melhorar e prevenir o diabetes, aumentar a circulação em geral, a atividade cerebral, reduzir e modular o nível de estresse e com isto diminuir a incidência de doenças, bem como o  desgaste do organismo. Vale ressaltar que “cada caso é um caso”, contudo, o resultado final é o beneficio geral para todos.

Médico Nutrólogo com atendimento em Uberlândia – MG.