Dúvidas frequentes

O que é ortomolecular?

O objetivo da terapia ortomolecular é melhorar todas as funções do nosso corpo, balanceando e modulando as moléculas e o funcionamento bioquímico das nossas células, e assim tornando-o mais protegido, mais funcional e mais fortalecido.

Desde que nascemos começamos a envelhecer e ficamos expostos às mais adversas condições, como as predisposições genéticas a determinadas doenças, aos maus hábitos adquiridos e aos cuidados inadequados com a nossa principal fonte de saúde – nossa alimentação. E muitas outras situações agressivas, principalmente o estresse do cotidiano. Sendo assim, a terapia ortomolecular eminentemente preventiva, voltada para o restabelecimento do equilíbrio e da manutenção da saúde do nosso organismo.

Essa maneira de tratar foi desenvolvida por Linus Pauling, eminente cientista que recebeu por duas vezes o prêmio Nobel. Em 1968, ele fez a seguinte definição:  terapia ortomolecular significa cuidar da saúde e prevenir doenças, variando de acordo com as necessidades as concentrações das substâncias que normalmente estão presentes em nosso organismo e que são necessárias para mantê-lo saudável .   Sendo assim, oferece condições para que esse organismo saudável possa viver mais e com mais vitalidade. A terapia ortomolecular pode ser aplicada em qualquer condição e em qualquer idade, visto que só resultará em benefícios.

Prevenir doenças com a terapia ortomolecular é se direcionar para as necessidades de cada indivíduo. A mais primária necessidade de qualquer ser vivo é ter uma boa nutrição. Há uma correlação muito forte entre alimentação, saúde e doença. Deficiências crônicas vão se acumulando ao longo da vida, minando a saúde e promovendo a doença.

No futuro se receitará mais nutrientes para evitar o excesso de remédios. Qualquer doença é uma agressão à saúde e seja qual for o tratamento convencional instituído, somente associado a uma terapia ortomolecular haverá benefícios com melhores resultados. Essa terapia faz  uma abordagem das deficiências que podem alterar as nossas funções metabólicas e que se manifestam, em geral, por sintomas inespecíficos, comumente banalizados pelo atendimento convencional.

Uma vez que prevenir doenças, restabelecer e cuidar da saúde é o alvo principal da terapia ortomolecular, tratar do emagrecimento e manutenção do peso é parte importante de todo este projeto. Hoje o excesso de peso está associado a uma série de doenças, principalmente o diabetes, a hipertensão, os problemas cardíacos e circulatórios; a altas taxas de gorduras no sangue, ao  acidente vascular cerebral, e até, comprovadamente, a vários tipos de câncer. Inúmeras doenças que levam ao óbito ou limitam a qualidade de vida poderiam ser evitadas com orientação alimentar adequada, um mínimo de atividade física regular e uma medicação que melhorasse o metabolismo celular.
Não há milagres para o emagrecimento e não há saúde em quem come mal e de forma errada. A terapia ortomolecular está voltado para hábitos saudáveis e alimentação organizada e adequada, que além de equilibrar o funcionamento metabólico do organismo procura também promover uma perda de peso gradativa e segura, evitando o efeito sanfona. O paciente deve completar uma terapia ortomolecular para redução de peso em melhores condições e mais saudável do que quando começou. Perder e manter o peso sem perder a saúde é o principal objetivo e o grande diferencial da terapia ortomolecular.